Sexta, 29 Maio 2020 22:26

Prefeito de Cuiabá se reúne com representantes do setor fitness e propõe retomada das academias após 75 dias de isolamento social

Avalie este item
(1 Voto)

 

Assessoria de Imprensa

CREF17/MT

 

Nesta quinta-feira (28.05) foi divulgado o último decreto municipal o qual permite a retomada dos shoppings centers, bares, restaurantes e similares da capital para os próximos dias. As academias  continuaram sem data para reabrirem, portanto, o prefeito Emanuel Pinheiro, disse em documento que uma nova decisão sobre a reabertura deverá ser anunciada na próxima semana.

 

Para tratar sobre esse assunto, Pinheiro se reuniu hoje (29.05) com alguns representantes do setor para dialogar e debater propostas. A data sugerida pelo executivo para retorno foi 15 de junho. O vereador, Chico 2000, presente na reunião, sugeriu para o dia 10 de junho.

 

Pinheiro afirmou que foi muito criterioso e meticuloso durante esses 75 dias para garantir a segurança de todos, mas agora acredita que com essas propostas que o setor está sugerindo (medida rigorosíssima de biossegurança), e com  a população mais cuidadosa e temerosa com relação a Pandemia seja a hora de começar a falar em retomada. “Se hoje estamos colhendo frutos é porque a curva de aceleração de crescimento do vírus está achatada e isso com certeza é devido as ações de medidas de prevenção que a prefeitura tomou desde o começo”, declarou.

 

O prefeito acredita que essa reabertura precisa ser de forma gradual e segura. “O retorno, se nós não cuidarmos, será muito mais violento e eu não quero abrir para fechar daqui duas semanas, aí eu quebro de vez a economia da nossa cidade. Vamos fazer tudo de forma responsável. Por exemplo, a partir de agora todas as atividades, inclusive as já autorizadas, vocês e as outras que voltarão a funcionar terão um monitoramento a cada quatorze dias, que é exatamente o período de incubação do vírus. Toda minha equipe da área epidemiológica e sanitária já está trabalhando nesse contexto para começar a medir por região”.

 

Ainda durante a reunião, foi dada a palavra para representantes darem suas opiniões a respeito da data proposta para retorno. Além disso, aproveitaram para enfatizar que apenas os estabelecimentos com registro de trabalho no Conselho é que poderão voltar a ativa.

 

Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 17ª Região (CREF 17/MT), Carlos Eilert, é necessário que esta data de retorno seja o quanto antes pois muitos estabelecimentos já não têm mais como sustentar seus colaboradores e a si próprios. “Estamos falando de um segmento de promoção da saúde, geradora de emprego e renda no país. Precisamos voltar urgente as nossas atividades”, desabafou.

 

A data certa para permissão da abertura das academias será divulgada na próxima semana em decreto.

 

"Será levado em consideração pelo prefeito as normas já emanadas pelo Conselho de recomendações que deverão ser seguidas pelas academias, entre elas a aquisição de termômetros digitais e assepsia dos locais onde serão recebidos os alunos", finalizou Eilert.

Lido 138 vezes