Terça, 09 Outubro 2018 19:04

Presidente do CREF17/MT presta homenagem ao Dia do Atletismo comemorado nesta terça-feira

Avalie este item
(0 votos)

Assessoria de Imprensa
CREF17/MT

O Dia do Atletismo é comemorado anualmente em 9 de outubro. A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano. No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é quem regula as normas deste esporte, além das provas oficiais e competições.

Pela importância da prática esportiva, o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF17/MT), Carlos Alberto Eilert, presta sua homenagem a todos os profissionais que vivem desse esporte.

“O atletismo serve de base para outras modalidades desportivas e é fundamental no trabalho da saúde da população, principalmente dentro das escolas onde é importante para os alunos, pois neste esporte são trabalhadas muitas capacidades físicas como: resistência cardiorrespiratória e muscular, força, potência, velocidade, agilidade, coordenação, entre outras”.

Origem do Dia do Atletismo

Popularmente, o Dia do Atletismo é celebrado em 9 de outubro no Brasil. No entanto, não existe um registro que oficialize esta data no país.

Como forma de comemoração, são realizadas várias atividades esportivas que incentivam a prática do atletismo. Nas escolas, as crianças aprendem sobre a origem do atletismo e as suas modalidades.

O atletismo pode ser um dos esportes mais antigos da humanidade, mas no Brasil a sua história é bastante recente. Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país.

A Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977. A Corrida de São Silvestre é a competição de atletismo mais famosa no Brasil. Acontece todos os anos no dia 31 de dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.

Lido 11 vezes